Rua José de Araújo, 60 - Barreiros - São José/SC

  • (48) 3246-0155
  • (48) 3246-0103
  • (48) 3346-8360

Empreenda com consciência

Não adianta nada conhecer tantas coisas se não as colocamos em prática

Autor: Walber FujitaFonte: Administradores.com

Vamos abordar uma linha de raciocínio clássica e básica para empreender de forma adequada.Conhecimentos básicos e clássicos para empreendedores (informação, saber o quê, saber o porquê), vejamos se você conhece as fontes de receitas - como o dinheiro entra no seu negócio. Os custos fixos e variáveis - como o dinheiro sai do seu negócio.

O fluxo de investimento - nesse caso vou colocar como exemplo o capital de giro necessário para manter o seu negócio operando dia a dia enquanto o seu negócio não decolar e chegar ao ponto de equilíbrio - gerar fluxo de caixa suficiente para conseguir pagar os custos fixos e variáveis. A outra questão básica e fundamental é conhecer os fatores críticos para o sucesso do negócio.

Por isso, se tiver oportunidade, leve o tempo necessário para planejar e treinar em casa antes de assumir a responsabilidade por empreender - por exemplo, pegue a sua vida pessoal e identifique as receitas, as despesas, o fluxo de investimento e os fatores críticos para você colocar a sua vida no ponto de equilíbrio. Acredito que essa seja uma forma saudável de você treinar a base empreendedora.Entenda que planejar é estudar, organizar e coordenar ações a serem tomadas para a realização de um objetivo.

E quando estiver planejando seja muito claro em relação ao como, quando e onde está localizada a sua força de captação de dinheiro (receitas). E avalie se você já se encontra capaz de escrever em detalhes o que realmente atrai os clientes para o seu produtos ou serviços.O planejamento é muito importante para o seu sucesso, saiba porque quanto mais cedo você aprender a planejar adequadamente suas chances de não se perder no meio do caminho aumentam e, por conseqüência, do planejamento bem executado o seu sucesso fica bem mais próximo. Pense nisso!

Esse artigo foi retirado de  um Trecho do décimo-segundo  capítulo de Manual do Empreendedor escrito por Walber Fujita

 

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/empreenda-com-consciencia/74736/