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Namoro na empresa: pode ou não pode?

Está "paquerando" um colega de trabalho, mas não se sente seguro?

Não é de se surpreender que colegas de trabalho interessem-se uns pelos outros. Este “olhar diferente” pode ser favorecido pela proximidade, contato diário por horas seguidas e pela interação até mesmo para solucionar problemas. Além disso, no ambiente de trabalho, as pessoas estão mais bonitas e bem vestidas, o que acaba despertando o interesse de colegas.

Mas, sempre surge a dúvida quando se decide iniciar um namoro com um colega de trabalho. “Será que vai dar problema?” Essa é a pergunta que muitos gestores fazem ao saber de uma notícia como essa. Algumas empresas não são favoráveis a relacionamentos pessoais, porém, não é possível proibir. Funcionários não podem ser demitidos por namorarem, a não ser que sejam flagrados aos beijos, carinhos explícitos e até relação sexual. Em situações como estas, a demissão por justa causa é cabível.

O temor das empresas é que o namoro afete o clima de trabalho, o desempenho e até mesmo cause problemas éticos. Um relacionamento íntimo com um colega de trabalho requer maturidade do casal envolvido. Assim como há casos com finais felizes, há também os casos desastrosos em que o final pode ser não só a perda da pessoa amada, como também a perda do emprego.

Algumas organizações criam estratégias para lidar com a questão, por exemplo, promover a mudança do funcionário. Outras proíbem de forma velada que os relacionamentos aconteçam, principalmente, quando há envolvimento entre chefes e subalternos. A relação passa a envolver poder, influência e informações sigilosas, que podem prejudicar o bom andamento da empresa, quando o casal não possui maturidade e profissionalismo suficiente.

Caso você esteja "paquerando" algum colega de trabalho, seguem dicas importantes para comemorar positivamente o mês dos namorados:

•Pense bem se “vale a pena” antes de começar: muitas mulheres se sentem mal ao término de um relacionamento íntimo com um colega de trabalho, podendo até se sentir usadas e envergonhadas. Portanto, antes de começar, pense! Você aguentaria trabalhar com seu colega mesmo após o término do relacionamento?

•Uma vez dentro do relacionamento, procure separar os papéis:no ambiente da empresa evite beijinhos, trocas de carinhos, bilhetinhos de amor, mensagens românticas na intranet. Evite também utilizar termos como “amor”, “lindinha”, “chuchu”, etc.

•Não carregue resquícios das brigas para o ambiente de trabalho: Fique atento ao seu humor. Não desconte no trabalho ou demais colegas a sua frustração. Aprenda a proteger suas questões privadas e também não use o tempo do trabalho para tentar se reconciliar.

•Cenas de ciúmes, nem pensar: Algumas pessoas são dominadoras e tentam controlar até as amizades do parceiro criando empecilhos para cafezinhos, almoços de relacionamentos profissionais, isso não pode ocorrer. Se você é ciumento tente se controlar na frente dos colegas, para evitar constrangimentos para todos.

•Cuidado com a intimidade no ambiente de trabalho: Esses assuntos logo viram fofocas. Lembre-se que sua responsabilidade é dupla, tudo o que você fala afeta não só a sua imagem como também a imagem do parceiro.

•Evite segredos: Caso a empresa não demonstre empecilhos para relacionamentos, o melhor é assumir publicamente para evitar fofocas.