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Gerenciar ou Executar Rotinas?
Eis a questão!
Todo empreendedor precisa se preparar para enfrentar os vários problemas pelos quais as empresas passam durante o seu Ciclo de Crescimento.
É o que chamamos de As Dores do Crescimento.
- O tempo do empreendedor fica cada vez mais escasso e ele vai ficando escravo do trabalho;
- Várias rotinas e projetos começam a não ser feitos no tempo programado porque falta “braço” para executá-las;
- Começa a ter uma centralização excessiva do empreendedor e ele não pode se dar ao luxo de tirar férias tranquilamente;
- Ele tem medo de delegar e receio que as tarefas não sejam executadas com a mesma qualidade que ele executa;
- O negócio não consegue crescer na velocidade que o empreendedor quer e com os resultados que ele precisa e deseja.
Tudo isso acontece porque no início do negócio ou quando a empresa ainda é pequena, o empreendedor está acostumado a executar praticamente tudo, sabe exatamente o que precisa ser feito e onde quer que sua empresa chegue.
Na medida em que a empresa cresce o empreendedor, que está acostumado a executar tudo precisa contratar mais pessoas para a sua empresa.
A GRANDE DÚVIDA!
Naturalmente surge a necessidade de gerenciar essas pessoas, mas também a Grande Dúvida:
Vou lá e Executo, ou simplesmente falo o que tem que fazer e Não Confiro, ou Tenho é que Gerenciar?
Com essas dúvidas, o empreendedor não sabe se Gerencia ou Executa e muitas vezes Executa o que Deveria Ser Delegado e deixa de Gerenciar aquilo que ele Precisaria Gerenciar.
Este é o Grande Dilema do Empreendedor:
Eu Executo ou Eu Gerencio?
Antes de responder essa questão, precisamos entender O Que é Gerenciar.
Gerenciar é Saber:
- Planejar;
- Delegar as Tarefas e Ações aos Colaboradores;
- Conferir os Resultados;
- Fazer os Alinhamentos;
- Garantir o Alcance das Metas.
Isso é Gerenciar!
Resumindo:
Gerenciar é Atingir Metas e Ponto Final.
Agora é necessário saber o que o Empreendedor deve Gerenciar e o que ele deve Executar.
Para isso, primeiramente o empreendedor deve Fazer Uma Análise de Todos os Processos e Rotinas que devem ser executadas no seu negócio.
- Vender;
- Produzir;
- Controlar o Financeiro;
- Comprar etc.
A partir do entendimento de todos os Processos e Rotinas que devem ser executadas, conforme mostramos em Outros Artigos, o empreendedor deve analisar quais as atividades que ele mesmo vai Executar e quais ele deve Gerenciar.
MAIS ou MENOS?
O Critério Inicial é o seguinte:
Quanto Mais Operacional e Menos Estratégico for a Atividade, maior a necessidade de Delegação e o início do gerenciamento.
Quanto Mais Estratégico e Complexa for a Execução, aí então, o próprio Empreendedor Deve Executar.
Na medida em que o negócio vai crescendo e tendo pessoas mais capacitadas, o empreendedor deve Aumentar a Delegação, Começar a Gerenciar Mais e Executar Cada Vez Menos Rotinas.
Isso vai ser um Fator Crítico para o Crescimento Sustentável da Sua Empresa para que ele se torne cada vez Mais Lucrativa.
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