Rua José de Araújo, 60 - Barreiros - São José/SC

  • (48) 3246-0155
  • (48) 3246-0103
  • (48) 3346-8360

5 dicas para fidelizar os clientes e vender mais no fim do ano

O comportamento diferente do consumidor nesse período pode ser valorizado como forma de garantir mais vendas ao longo do próximo ano

Natal e Ano Novo são comemorações que mexem no mercado como um todo, e no segmento digital não poderia ser diferente. Diego Carmona, especialista em Marketing para Pequenas e Médias Empresas e CVO da plataforma digital leadlovers, explica que existem algumas estratégias e ações que podem ajudar empreendedores da web a venderem mais neste período. “O comportamento diferente do consumidor nesse período pode ser valorizado como forma de garantir mais vendas ao longo do próximo ano”, completa Carmona.

1. Prepare-se para vender mais

A primeira dica do especialista é se preparar para vender mais. “Se as vendas costumam aumentar no período de Natal, então é importante investir em um atendimento mais rápido e em mais produtos no estoque, em caso de e-commerce”, explica Carmona, que também destaca que o site deve ter boa estrutura para aguentar mais visitas que o normal.

2. Crie condições especiais

Outra dica importante que Carmona destaca é criar condições especiais para cliente que já compraram. “Essa é uma das maneiras de dizer ao cliente que você o valoriza, e isso é uma das ações que mais ajuda a fidelizar o cliente”, completa. As festas de fim de ano, segundo o especialista, são um ótimo período para presentear quem já comprou anteriormente.

3. Invista em estratégias pós-venda

Pesquisas de satisfação e a prática de “over delivery” são excelentes formas de fidelizar o cliente, como explica o empresário. “Já que as vendas serão maiores, aproveite para dar algo além do que foi comprado, como um pequeno brinde, e sempre faça algum tipo de pesquisa de satisfação”, sugere, destacando que isso não apenas resulta em elogios que geram um sentimento de reciprocidade no cliente, como também permite melhorar com base nas críticas.

4. Garanta melhor experiência do cliente

Facilidade de navegação, rapidez ao carregar a página, serviço de atendimento efetivo e design intuitivo são investimentos necessários tanto no site de vendas quando no blog. Carmona lembra que é a experiência final do cliente que vai garantir a fidelização. “Se foi fácil e rápido de comprar, o cliente vai voltar depois”, explica.

5. Produzir conteúdo específico

Por fim, o especialista dá dicas para investir em conteúdo específico que ajude o cliente após uma compra. “Como você já investe em marketing de conteúdo e tem um blog, aproveite para explicar sobre como usar melhor um determinado produto, ou ensinar a fazer a manutenção, por exemplo, e ele continuará fiel à sua marca”, completa. “Aproveite para criar artigos que abordem os problemas dos leads, que são os contatos que ainda não fizeram uma compra”.