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Ações de final de ano. Que tal entender o cliente?
Final de ano está chegando e é hora de algumas ações. Uma delas é realizar uma pesquisa de satisfação e necessidades com todos os clientes. Esqueça a pesquisa do ISO. Faça uma bem abrangente, com foco em cada característica da sua empresa.
Final de ano está chegando e é hora de algumas ações.
Além dos cartões, felicitações, brindes e metas para 2018 é importante fazer uma análise minunciosa sobre a opinião do seu cliente.
A melhor maneira de entender como sua empresa é percebida pelos olhos do cliente é através de uma pesquisa de satisfação e necessidades. Mas por que "necessidades"?
A proposta desta pesquisa é entender não só a opinião do cliente sobre sua atuação, mas também tentar identificar necessidades que podem ser supridas no futuro até mesmo aumentando a participação no cliente ou desenvolvendo novos produtos.
Esqueça a pesquisa básica da ISO e faça uma bem abrangente com o cliente pequeno e com o grande focando em cada característica da sua empresa.
Pergunte sobre todas as etapas do atendimento, conhecimento técnico da equipe de vendas, entrega, prazos e principalmente pergunte o que pode ser MELHORADO. Com os resultados você vai entender os pontos fortes e pontos fracos.
Acaba por ai? Não.
Faça uma pesquisa também com os clientes inativos ou que migraram para a concorrência. Você pode aproveitar para tentar recuperá-los!
Calma..ainda não acabou.
Sabe aqueles clientes que solicitaram propostas ou que a equipe de vendas visitou, fez apresentações, mas que não gerou vendas?
Falar que o problema foi o preço é generalizar..talvez até uma justificativa. Pergunte para entender se foi realmente questão de preço ou o que pode ser aprimorado nas etapas do seu funil de vendas!
Só uma ultima dica: a pesquisa de satisfação e necessidades gera melhor resultado e respostas mais sinceras se NÃO for realizada pela equipe de vendas/vendedor.
Peça para alguém do marketing ou de outro departamento realizar por telefone ou contrate uma empresa.
Fica a dica e sucesso!